Autopublicação

Como Publicar um Livro – Confira o Passo a Passo

Como publicar um livro

Antigamente, os escritores precisavam da figura de um agente para que seus manuscritos fossem lidos por grandes editoras. Essa prática, até os dias de hoje, ainda pode ser encontrada no mercado das publicações, embora não seja o único método de como publicar um livroFazer um acordo com uma editora tradicional é quase impossível para a maioria dos novos poetas. Quem consegue, muitas vezes, não se satisfaz com o contrato e pode até perder dinheiro com ele.

Em decorrência de toda essa dificuldade, surge uma opção que está mudando o livro e a indústria editorial: a autopublicação.

Como muitos escritores ficam sobrecarregados com a abundância de informações sobre esse processo de autopublicação, apresentamos um guia detalhado que vai orientá-los nas etapas iniciais da produção literária.

Primeiro Passo: Escolha um tópico.

Pegue uma caneta e papel e comece a escrever todas as suas habilidades (pessoais e profissionais), seus interesses, seus hobbies, qualquer desafio significativo que você tenha enfrentado e qualquer outro conhecimento que tenha adquirido como parte da vida.

Anote todas as coisas possíveis em que você possa pensar até esgotar seu cérebro. Agora volte para lista e escolha 3 a 4 tópicos sobre os quais você realmente gostaria de escrever. Se você odeia o assunto, a escrita será penosa e não terá como publicar um livro popular.

Depois de ter alguns tópicos possíveis, divida-os em possíveis sub-tópicos. Por exemplo, se você tiver interesse em costura, os subtópicos podem incluir “como costurar cortinas” ou “costurar à mão”. Depois de selecionar alguns temas, você precisará fazer alguma pesquisa para ver se eles são viáveis e se tem leitores interessados o ​​suficiente.

Segundo passo: Escreva o livro.

Para começar a escrever o livro, você deve desenvolver um processo de escrita, pois isso vai ser imprescindível na maneira escolhida por você de como publicar um livro. Veja algumas maneiras eficazes de fazê-lo:

  • A melhor maneira de ter seu livro completo é ter um calendário que programe seus objetivos por dia / semana.
  • Um esboço é como um mapa do seu livro que fornece orientação para sua história. Ele mantém você no caminho certo e garante que suas ideias sejam organizadas.
  • Condicione-se a escrever na mesma hora todos os dias. Com essa prática, logo se tornará um hábito que vai deixar a sua escrita automática.

Terceiro passo: Edite seu livro.

Recomendamos vivamente que obtenha um editor para analisar o seu livro antes de publicá-lo. Mesmo que você se considere o escritor mais incrível do mundo, ainda precisa de um editor. Você precisa de alguém para polir seu trabalho, garantir que ele flua e detectar erros.

Claro que você vai querer editar seu próprio livro várias vezes antes de enviá-lo para um editor. Passe por ele com um pente fino e reescreva e edite as frases com cuidado. Você pode até pedir a alguém, que é seu leitor ideal, para examinar o manuscrito antes de enviá-lo para um editor.

Tente ter uma pele grossa ao receber esse feedback e veja-o como uma oportunidade de tornar seu livro o melhor possível.

Quarto passo: Escolha um título.

Passo a passo de como Publicar um Livro

A chave para escolher um título perfeito é: quanto mais simples o título, melhor. Como você está pensando em idéias, lembre-se sempre de mantê-lo simples. Isso faz toda a diferença e lhe coloca no caminho certo de como publicar um livro de sucesso.

Seu título também deve ser claro sobre o que os leitores receberão lendo seu livro, porque os especialistas afirmam que uma promessa clara ou uma garantia de resultados irá intrigar ainda mais as pessoas.

Aqui estão algumas perguntas a serem consideradas ao criar seu título memorável:

  • Seu título vai ensinar uma habilidade de alta demanda?
  • Seu título pode afetar a vida de alguém?
  • Seu livro pode resolver um problema muito difícil?

Quinto passo: Crie sua capa de livro.

Esta é outra área da autopublicação em que você deve contratar um profissional. Encontre alguém que crie regularmente capas de livros e pague para que sua capa seja bem projetada. Veja o trabalho anterior do profissional, pergunte sobre prazos e descubra quantas revisões estão incluídas na estimativa de preço.

Você precisará fazer uma cópia para a capa traseira da versão impressa do seu livro. Essa cópia deve se concentrar nos benefícios do livro para o leitor. Dê a eles uma razão convincente para que eles comprem a sua obra.

Você só tem um pouco de espaço na contracapa, portanto seja conciso e use uma linguagem que convide o leitor a aprender mais. Você também pode incluir uma biografia e uma foto de si mesmo, bem como um depoimento ou uma revisão elogiando o seu livro, se quiser.

Sexto passo: Formate seu livro.

A formatação para o Kindle e o CreateSpace (o serviço de impressão sob demanda da Amazon para livros impressos) é demorada e tediosa. Então, a menos que você simplesmente goste de trabalhar com detalhes, tente encontrar um editor que também lide com a formatação de seu livro para você.

Outra razão para contratar alguém é que você quer ter certeza de que é feito corretamente. Você não quer se dar ao trabalho de escrever seu livro, apenas para que pareça uma bagunça quando alguém o abre para lê-lo.

Encontre alguém que faça isso para ganhar a vida e conheça todas as regras e requisitos da formatação adequada. Apenas dessa maneira você saberá como publicar um livro de qualidade.

Sétimo passo: Questões legais.

Atualmente, a legislação brasileira diz que as fichas catalográficas e os registros de ISBN devem estar presentes em todas as publicações nacionais.

Mas afinal, o que são as fichas catalográficas? Resumidamente, a ficha catalográfica é um bloco de texto que contém as informações bibliográficas necessárias para identificar e encontrar um livro no acervo de uma biblioteca. As fichas catalográficas devem ser elaboradas por bibliotecários graduados e com registro profissional ativo no Conselho de Biblioteconomia.

O International Standard Book Number (ISBN) é um sistema padronizado que identifica numericamente os livros (e também softwares) de maneira a individualiza-los. A grande vantagem de um sistema numérico padronizado, como o ISBN, é a quebra de barreiras linguísticas, facilitando a circulação e comercialização das obras internacionalmente. Leia o nosso guia definitivo e aprenda a registrar ISBN de seus livros.

Além desses elementos, o autor independente e editores de livros devem se atentar a questões quanto a originalidade da obra, protegendo os direitos do autor. Por fim, se faz necessário, o depósito legal do livro junto à Biblioteca Nacional.

Oitavo passo: Publique o seu livro.

Existem várias plataformas para a publicação digital da obra, assim como várias empresas que imprimem o livro a baixo custo ou em baixa demanda. Se você contratou alguém para formatar o livro, certifique-se de pedir que ele formate tanto no Kindle quanto em outros sites em que deseja inserir o exemplar.

Uma vez que seu livro já está formatado para impressão, você pode carregar todos os arquivos nas plataformas digitais e espalhar a sua obra literária. Mas, confira se seus projetos de capa (frente, verso e espinha) estão completos. Assim, você finalizará todo o processo de como publicar um livro.

Como publicar um livro – Finalizando…

Depois de tudo devidamente carregado, envie seu livro para a Amazon e publique com o clique de um botão. Assim para outras empresas interessadas em fazer o mesmo. Você também pode promover a sua obra nas redes sociais, mídias e outros canais de divulgação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.