Registro de ISBN – Contrate um assessor agora!

Oferecemos consultoria para o registro de ISBN da sua publicação. Chega de dor de cabeça! Preparamos a documentação exigida, preenchemos todos os formulários necessários, geramos os boletos com as taxas que deverão ser pagas e acompanhamos de perto os trâmites na Agência Brasileira do ISBN.

Registro de ISBN
Registro de ISBN

Registro de ISBN - Descrição

A Lei 10.753 de 2003, que institui a Política Nacional do Livro, determina que a presença do registro ISBN é obrigatória em todos os livros publicados no Brasil.

O International Standard Book Number (ISBN) é um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país, a editora etc. O sistema ISBN é controlado pela Agência Internacional do ISBN que coordena e delega poderes às agências nacionais designadas em cada país. Desde 1978, a Fundação Biblioteca Nacional representa a Agência Brasileira.

O registro de ISBN é uma das últimas etapas do processo de publicação de um livro no mercado brasileiro. O registro de ISBN é importante pois contribui com a comercialização e divulgação dos seus livros. Além disso, é fundamental durante o processo de elaboração de ficha catalográfica.

É a partir do número de ISBN que são gerados os códigos de barras que acompanham a maioria dos livros. O código de barras é utilizado principalmente em publicações impressas. Eles são importantes para os sistemas de controle de estoque de livrarias e editoras. Portanto, se pretende vender seu livro fisicamente em livrarias do comércio varejista, o código de barras é obrigatório. Já para eBooks, apenas a representação numérica é suficiente.

Exemplos de publicações que recebem o registro de ISBN: livros, catálogos de exposição, discursos, software entre outros. Publicações periódicas, como jornais e revistas, não recebem ISBN.

Criamos um guia definitivo e simplificado para você aprender como funciona os processos de registro de ISBN no Brasil. Guarde alguns minutos e leia o nosso artigo.