Ficha Catalográfica – Receba em 24 horas!

Emitimos a ficha catalográfica de sua publicação. De acordo com a legislação vigente, as fichas catalográficas são obrigatórias em todas publicações brasileiras. Entregamos em até 24 horas! Seguimos as normas do Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2), Classificação Decimal de Dewey (CDD), Classificação Decimal Universal (CDU), Tabela de Cutter-Sanborn e a National Library of Medicine Classification (NLMC). Bibliotecários graduados e com mais de 10 anos de experiência profissional.

| Preço: R$50 | Prazo: 24 horas | Pagamento: Boleto, PagSeguro ou TED

Exemplo ilustrativo de ficha catalográfica

Tradução

Escolha o idioma de entrega de sua ficha catalográfica. Entregamos as fichas em português, inglês, espanhol ou francês.

Fichas editáveis

Receba as fichas catalográficas em formatos abertos e editáveis. Trabalhamos com arquivos em Microsoft Word.

Praticidade

Insira facilmente nossas fichas catalográficas em sua publicação. Enviamos arquivos adicionais que não perdem a formatação em livros impressos e se adaptam as telas dos dispositivos em livros digitais.

Garantia

Seguimos padrões nacionais e internacionais em nossos serviços, como ABNT, AACR2, CDD, CDU, NLM, APA, Vancouver etc.

Suporte

Disponibilizamos vários canais para atendimento ao cliente. Tiramos dúvidas por e-mail, telefone e whatsapp.

Nota Fiscal

Emitimos nota fiscal eletrônica (NF-e) para todos os nossos serviços.

Você sabe o que é ficha catalográfica?

A ficha catalográfica é um bloco de texto que agrupa informações importantes sobre uma publicação. Possui o objetivo de facilitar a identificação e recuperação de livros, por exemplo, em acervos de bibliotecas e livrarias.

Escrevemos um artigo detalhado sobre esse assunto. Além disso, oferecemos um espaço para você tirar todas as suas dúvidas nos comentários. Afinal, o que é ficha catalográfica?

Resumidamente, a ficha catalográfica permite que livros e outras publicações sejam organizadas em catálogos e acervos. Ela está presente em qualquer obra publicada no Brasil. Normalmente, está localizada no verso da folha de rosto de um livro. É formada por dados, assuntos e códigos alfanuméricos. Este conjunto de informações auxilia a inserção dos livros em catálogos e acervos automatizados, permitindo que o bibliotecário encontre com facilidade os livros para os leitores ávidos por conhecimento ou uma boa leitura.

As fichas catalográficas contribuem para a uniformização da catalogação no âmbito nacional e internacional, facilitando a colaboração técnica entre diferentes instituições. Por seguir normas e padrões internacionais, as fichas catalográficas devem ser elaboradas por bibliotecários graduados e com registro ativo no Conselho de Biblioteconomia.

Fique atento

Em 31 de outubro de 2003, o governo federal publicou a Lei n. 10.753, que instituiu a Política Nacional do Livro e da Leitura no Brasil. Conhecida como a Lei do Livro, ela tornou obrigatória a presença da ficha catalográfica em todos os livros publicados em território nacional.

O Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) publicou a Resolução CFB 184, de 29 de setembro de 2017, que dispõe sobre a obrigatoriedade da indicação do nome e do registro profissional do bibliotecário nos documentos de sua responsabilidade e nas fichas catalográficas em publicações de qualquer natureza. Portanto, sempre exija o nome e o registro profissional do bibliotecário responsável pela catalogação.

Perguntas frequentes sobre a ficha catalográfica

Organizamos uma base de dados de perguntas e respostas para você tirar todas as dúvidas sobre as fichas catalográficas.

Leia mais

Passo a passo para a legalização e registro de um livro no Brasil

Apresentamos as principais questões legais que todo autor deve saber para legalizar e proteger sua publicação.

Em breve