Catalogação

O que é catalogação na fonte? Descubra sua importância

A catalogação na fonte é o processo de criação da ficha catalográfica. Em outras palavras, é o esforço intelectual do bibliotecário durante o processo de elaboração das fichas catalográficas. Normalmente fica localizada no verso da folha de rosto dos livros. A catalogação na fonte também é conhecida como catalogação na publicação.

Nosso blog possui muitas informações que explicam o que são as fichas catalográficas. Nesse artigo, nos atentaremos ao processo de catalogação na fonte.

Como funciona a catalogação na fonte?

O resultado da catalogação na fonte é a ficha catalográfica. Comumente, esse processo ocorre diariamente, sempre que um livro é publicado no Brasil. Mas, não pense que apenas os livros recebem a ficha catalográfica, decorrente do processo de catalogação na fonte, trabalhos de conclusão de curso de universidades e escolas de ensino superior também necessitam passar por esse processo.

Para a catalogação na fonte estar correta, o bibliotecário utiliza-se de conhecimentos adquiridos durante o curso de graduação de Biblioteconomia. São instrumentos de trabalho dos bibliotecários normas e manuais da área como o Código de Catalogação Anglo-Americano.

O mercado editorial latino americano atentou pela necessidade da catalogação na fonte nos livros por volta do ano de 1971. No Brasil, a catalogação na fonte tornou-se obrigatória em meados de 1970. Durante o Encontro de Editores e Livreiros, surgiram as primeiras agências catalogadoras do país: a Câmara Brasileira do Livro e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros.

Quais dados são necessários para se catalogar um livro?

Para que o livro seja catalogado corretamente é necessário identificar alguns elementos pré-textuais e de responsabilidade. Exemplos:

  1. Nome do autor;
  2. Título e subtítulo do livro;
  3. Ano de publicação;
  4. Quantidade de páginas;
  5. Cidade;
  6. Assuntos, por volta de 3 a 4.

As agências catalogadoras normalmente entregam as fichas catalográficas em 3 dias úteis. A eDOC BRASIL atualmente entrega as fichas catalográficas produzidas em até 24 horas.

Catalogação na fonte = Ficha catalográfica

Catalogação na fonte e ficha catalográfica

Ter conhecimento sobre ficha catalográfica facilita o controle bibliográfico no país. Em nosso site, você tem maiores informações a respeito desse processo tão importante, seja para autores mais experientes ou não.

Ao acompanhar nosso site, você também terá informações necessárias a respeito do registro de ISBN, para que você possa registrar seu livro dentro da lei.

Seguir as leis, nos ajuda a evitar possíveis transtornos com multas. Por isso, se você é escritor iniciante e ainda não tem domínio desse processo, o correto é que você contrate um agente para lhe ajudar nas ações burocráticas e com isso garantir que sua obra estará legalizada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.