Mercado Editorial

Um terço das compras de livros no País são feitas pela internet, aponta GfK

Por Leonardo Neto.

Dado será apresentado na Convenção Nacional de Livrarias que começa hoje, no Rio de Janeiro

A Associação Nacional de Livrarias (ANL) elegeu o tema “O livreiro, de leitor a gestor” para compor a programação da sua 27ª convenção que começa nesta terça-feira (29), no Rio de Janeiro. Um dos pilares da gestão, que estará na pauta de debates do evento, é justamente informações e dados. Por isso, logo mais, às 16h45, será apresentado o painel Dados do varejo do livro no Brasil, que vai levar aos 150 editores e livreiros presentes no evento um panorama do varejo de livros no País a partir das informações apuradas pela GfK. Filipe Mori, coordenador da área de entretenimento do instituto de pesquisa, adiantou ao PublishNews alguns desses dados.

Um dos principais destaques do painel é a discreta melhora nos números em comparação com 2016. De janeiro a julho, o varejo de livros faturou R$ 1,3 bilhão, crescimento nominal de 1,8% ante os R$ 1,34 bilhão apurado em igual período de 2016. Em volume, no entanto, há uma queda de 1%. “O painel mostra que aquele mal-estar da crise já está passando. Ainda não passou. Os números ainda mostram uma retração em volume, mas, em faturamento, o mercado já começa a se recuperar”, analisa.

Além disso, os dados da GfK apontam ainda que um terço das compras de livros (33,4% em volume e 33,6% em faturamento) no País são feitas em e-commerces. Ou seja, as lojas virtuais já movimentaram R$ 436,8 milhões de janeiro até julho.

A GfK analisa ainda a evolução dos gêneros. E vê que houve crescimento não só nos segmentos de Didáticos (9,91%) e CTP (Administração e Economia – 7,12%; Ciências biológicas – 4,11% e Medicina e Saúde – 3,05%), mas também em gêneros como literatura brasileira (22,55%), autoajuda (19,87%), religiosos (15,20%) e HQ (16,46%). “Isso mostra que o consumidor não está comprando só aquilo que ele precisa para a sua educação ou para o trabalho, mas está voltando a comprar aquela leitura casual”, aponta o executivo.

A convenção da ANL segue com a sua programação até esta quarta-feira (30). Entre os destaques de hoje, está a mesa Marketing multicanal, às 18h35. Entre os destaques de amanhã, estão as mesas Marketplace – o presente e o futuro das vendas on-line, às 10h50; Com a palavra, o CEO, em que Carlo Carrenho, fundador do PublishNews, vai entrevistar Alexandre Martins Fontes, e Distribuição e logística: soluções para uma melhor circulação do livro, às 16h35.

Fonte: Publish News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *