Empreendedorismo

Aprenda Como Precificar um Livro Corretamente

Definir o preço do livro prestes a ser publicado é um problema que todos os escritores da auto-publicação têm que enfrentar. Essa questão é uma fonte comum de confusão para o autor de primeira viagem. Uma vez que precificar um livro não é a tarefa mais fácil.

Felizmente, há precedência e há diretrizes que você pode seguir no mercado. No entanto, o preço do livro ainda pode ser confuso e potencialmente contra-intuitivo.

Existem várias opções de preços para se adequar a diferentes ambientes de livros e mercados. O que se precisa fazer é entender como isso funciona, para que o artista possa decidir o (s) preço (s) a definir para seus livros.

Vamos dar uma olhada em como fazer isso com nossas regras simples de precificação de obras literárias.

Considere o custo de produção.

Para livros impressos, você deve considerar o custo de produção. Embora você possa se sentir tentado a imprimir um livro de alta qualidade como uma forma de se destacar da concorrência, esteja ciente do impacto sobre seu preço se fizer isso.

Faz sentido que você queira obter o melhor preço possível, mas, em algum nível, seu livro estará com o preço fora do mercado. Ao pesquisar os custos da publicação própria, é vital checar o formato e a construção de outros livros em seu gênero.

Como Precificar um Livro

Um cliente apreciará o papel de melhor qualidade e as imagens coloridas – mas – somente após a compra do livro. Sua principal prioridade é garantir que seu livro chegue às mãos dos leitores e, portanto, desviar-se muito do preço de seus concorrentes exige muita justificativa.

Se os outros livros do seu gênero são pequenos livros de bolso sem imagens coloridas, essa também pode ser uma opção válida a seguir. Ter consciência dessa diferenciação é um processo importante na hora de precificar um livro.

Defina onde você planeja vender este e-book.

Existem muitas abordagens diferentes para vender uma obra. Você pode decidir vender apenas em seu próprio site ou você pode vender apenas na Amazon, para obter os royalties mais altos oferecidos. Mas pode decidir publicá-lo em todos os lugares possíveis.

Inclusive em livrarias e sites famosos, que disponibilizam não só a versão digital como também a impressa.  

Saiba se o seu público é grande ou pequeno.

Se o seu livro estiver em um tópico com um público razoavelmente pequeno, mas com uma motivação raivosa – digamos, fãs que pagariam qualquer preço por sua obra – você pode querer cobrar um valor mais alto.

Isso, porque é menos provável que você consiga usar um preço mais baixo para ganhar mais, porque não há um público em massa para o seu tema. Se você criou um público-alvo ao qual possa enviar por e-mail dados sobre a sua produção, estará em uma posição melhor para cobrar mais caro do que se não tivesse uma lista.

Ao precificar um livro – Saiba que…

Depois de selecionar um preço, lembre-se que é tudo uma experiência. Uma das emoções de vender livros é que mudar seu preço é fácil e quase instantâneo.

Nunca pense que seu preço está fixado, ou que você precisa vender igual a todo mundo. A situação de cada autor para precificar um livro é única, então sinta-se à vontade para esculpir seu próprio caminho com o preço que você cobra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.