Normalização

NBR 6023 – Referências: entenda as principais mudanças

ABNT NBR 6023 - Referências. Atualização de 2018.

No dia 14 de novembro de 2018, a Agência Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou a segunda edição da NBR 6023 que dispõe sobre a apresentação de referências bibliográficas em documentos. Assim, esta atualização afeta, principalmente, a produção científica nacional. Portanto, antes de começar a escrever seu trabalho de conclusão de curso (TCC) conheça as principais alterações desta tão importante norma técnica.

Publicidade

Revisamos o seu trabalho de conclusão de curso, conforme as normas da ABNT ou normas próprias de sua instituição de ensino. Solicite um orçamento sem compromisso agora!

A nova versão da NBR 6023 está mais robusta. Contém 74 páginas enquanto a versão anterior (2002) possuía apenas 24 páginas. Por ser uma versão mais robusta que a anterior, as regras estão melhor divididas e exemplificadas. Além disso, foi previsto formas de referenciação para redes sociais e documentos digitais. Uma novidade muito bem vinda!

Principais alterações na NBR 6023 de 2018

Entre as diversas alterações na NBR 6023, apresentamos as mais significativas. Confira:

As referências de documentos digitais tiveram uma alteração pontual. Não é mais necessário incluir os caracteres < e > delimitando o link consultado. As expressões “Disponível em:” e “Acesso em:” continuam presentes nesse tipo de referência.

Dica! Uma boa prática a ser adotada em seu TCC ao se indicar um link muito extenso, é utilizar um serviço de encurtamento de links. Indicamos a utilização do serviço Bitly.

Ao optar por usar um elemento ou dado complementar, este elemento ou dado deve ser incluído em todas as referências do mesmo tipo. Ou seja, se você adotar um padrão, esse padrão deverá ser replicado para as demais referências do mesmo tipo.

Em referências do tipo “Eventos no todo”, o termo “Anais” é sucedido de reticências entre colchetes. Exemplo: Anais […]

Diferentemente da versão de 2002, onde se previa a indicação de até três autores, a NBR 6023 atualizada em 2018, flexibiliza quantidade de autores a serem incluídos na referência bibliográfica. Veja como ficou o texto:

Quando houver quatro ou mais autores, convém indicar todos. Permite-se que se indique apenas o primeiro, seguido da expressão et al.

Assim, se uma obra possuir três autores, todos deverão ser citados. Caso a obra possua quatro ou mais autores, a inclusão de todos os nomes ou da expressão et al. dependerá do normalizador.

Por fim, mas não menos importante, a nova NBR 6023 permite a supressão das últimas palavras do título e subtítulo, caso sejam muito extensos. Essa supressão deverá ser indicada por reticências entre colchetes. Ou seja, […]

Conclusão

Esta foi a nossa seleção de alterações vigentes desde a publicação da NBR 6023 em novembro de 2018. Entretanto, muitas outras alterações e detalhes estão disponíveis no documento original. É recomendável a leitura na íntegra desta norma. Muitas bibliotecas universitárias possuem as normas técnicas da ABNT disponíveis em seu acervo. Procure a biblioteca de sua instituição.

Nossos profissionais já estão atualizados com as novas regras da NBR 6023. Assim, caso necessite de bibliotecários experientes para a normalização bibliográfica de seu TCC, conte conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.