Cultura

Ficou bem mais fácil ler quadrinhos no smartphone

Por Jean Prado.

Para quem lê quadrinhos, é difícil fugir do computador: a tela do smartphone é pequena e o Kindle tira as cores das ilustrações. Mas uma atualização no Google Play Livros deixou essa atividade muito mais simples. Há algum tempo, o aplicativo já havia anunciado a função de rolagem vertical, comum em HQs, mas outro recurso divulgado nesta quinta-feira (21) promete dar zoom nas falas corretas e deixar a leitura mais confortável.

BZ_Justice_League_DC

No monitor do computador, é fácil ler quadrinhos porque provavelmente a tela já é grande e você consegue dar zoom sem muito esforço. Mas não é nada prático: se você quiser ir para outro lugar, ou ler na cama, terá que ficar com um dispositivo muito maior que um smartphone por perto. Para dar mais mobilidade às suas histórias e resolver esse problema da telinha do smartphone, o Google Play Livros agora incorpora um recurso chamado Bubble Zoom.

Por meio da aprendizagem de máquina, o Bubble Zoom consegue saber onde estão os balões de fala nos quadrinhos e, portanto, ampliá-los pra você. O pensamento é o mesmo por trás do Google Fotos, que consegue identificar rostos e coisas (como uma praia ou um cachorro). Se ele consegue identificar até um abraço (!), por que não saberia onde tem uma fala no quadrinho?

Para aumentar o balão, basta dar um toque na área que você quer ler e pronto. Por ora, apenas alguns volumes da DC e da Marvel serão suportados. Mas a intenção é pegar o maior número de feedbacks possível para aprimorar o recurso e torná-lo disponível em várias outras HQs e até mangás. Quem tem Android já pode usar o recurso na última versão do Play Livros. Por enquanto, não há nenhuma informação quanto a uma atualização para iOS.

Fonte: Tecnoblog

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *