Feiras de Livros

Evento de literatura de Terror aproxima jovens a obras clássicas e contemporâneas do gênero

O maior evento de literatura de terror do estado do Pará acontece nos dias 27 e 28 de outubro, em uma livraria de um shopping na Travessa Padre Eutíquio em Belém.

Bruxas, vampiros, zumbis e outras criaturas sobrenaturais, bem como o medo real escrito por autores ao longo de centenas de anos estarão em debate na terceira edição do Thriller in The Book: Convenção das Bruxas. O maior evento de literatura de terror do estado do Pará acontece nos dias 27 e 28 de outubro, em uma livraria de um shopping na Travessa Padre Eutíquio em Belém.

“O evento surgiu como uma possibilidade de unir os leitores do gênero, e hoje, depois de três anos, tem muita gente apoiando, como as 14 editoras nacionais que estão conosco e também as centenas de participantes que já vieram nas edições passadas”, disse Everton Assis, um dos organizadores do evento.

Esse ano a organização do evento decidiu dividir em dois dias devido o número de atividades. Haverá leitura dramática do poema “O Corvo” de Edgar Allan Poe, bate papo com autores paraenses, uma hora dedicada à autora das Crônicas Vampirescas, Anne Rice, além da discussão sobre dezenas de livros que foram lançados recentemente no gênero de thriller e terror.

“Serão quase 50 livros sorteados para os participantes, além de discussões sobre muitas questões do gênero, que está crescendo na cidade. Muitas obras às vezes passam despercebidas nas prateleiras”, diz Everton Assis.

 

Segundo ele, a exemplo do ano passado, haverá ainda um concurso de fantasias. “Queremos que esse ano seja uma verdadeira convenção de fãs do gênero”, diz.

“O Corvo” dramatizado

Desde que foi lançado em 1846, o Poema “O Corvo”, escrito por Edgar Allan Poe, um dos principais precursores do gênero do terror, atingiu um sucesso estrondoso em todo o mundo, sendo referenciado por outros grandes autores, como Neil Gaiman, além de estar presente na cultura pop, a exemplo dos Simpsons que fez um episódio especial sobre ele. Pensando nisso, em parceria com o grupo teatral “Teatro de Apartamento” será realizada uma leitura dramática, com o objetivo mostrar a importância e imponência do poema.

O autor paraense Andrei Simões ressalta que “O Corvo” deu respeitabilidade a Poe, que até o momento da publicação, não era muito levado a sério como escritor. “Este é um poema atemporal e imortal, pois trabalha um medo simples e primitivo de forma extrema, complexa e cirúrgica”, diz.

Autores paraenses

Desde a sua criação o “Thriller in The Book” funciona como uma vitrine dos autores paraenses, mostrando o que vem sendo publicado na região relacionado ao gênero. Andrei Simões afirma que eventos assim são fundamentais para escritores independentes como ele. “É a nossa chance de conversar cara a cara com fãs de terror e congregar com essas pessoas”, diz.

Além de Andrei Simões, esse ano participarão do bate papo Igor Quadros, autor de Agonia, Breno Torres, que lançou a antologia de contos de terror “Pesadelos Infaustos”, Clara Gianni que tem um conto publicado no livro “Vampiro: um Livro Colaborativo” e Lenmack, um autor independente que tem contos publicados em uma plataforma de livros digitais.

Serviço: Thriller in The Book Ano 3: Convenção das Bruxas, nos dias 27 e 28 de outubro, na Livraria Leitura do Shopping Pátio Belém. Dia 27 às 18h e dia 28 às 16h. Informações: soodaredacao@gmail.com.

Fonte: G1, Pará

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *