Normalização

Como fazer um TCC memorável: 7 dicas infalíveis!

Separamos 7 dicas infalíveis para você aprender como fazer um TCC memorável. Para evitar calafrios e noites de sono mal dormidas, aprenda como fazer um TCC incrível. Temos certeza que se você seguir nossas dicas você vai tirar nota dez com seu trabalho de conclusão de curso.

Depois de anos e anos de estudos, alunos universitários devem sobrepujar um último obstáculo antes de conquistar o tão almejado diploma. O TCC pode ser uma grande chance para o aluno mostrar todo o seu potencial. Mas, pode causar um certo friozinho na barriga em alguns estudantes. De modo a auxilia-lo nessa empreitada, escolhemos algumas dicas infalíveis que abrange desde o planejamento até a apresentação do TCC para a banca examinadora.

1) Conheça as normas de sua universidade

Antes de começar a escrever seu TCC, procure conhecer as possibilidades que a instituição onde estuda oferece aos alunos que estão concluindo um curso. A maioria dos cursos permite que os alunos escolham o tipo de TCC que pretende produzir. Pode ser um estudo de caso, um referencial teórico, um projeto, um artigo ou uma monografia. Troque ideias com seus professores e colegas. Tente entender qual é o tipo de TCC mais indicado para seu perfil.

2) Crie um cronograma

Cada instituição de ensino superior possui regras que determinam o tempo que os alunos possuem para entregar o trabalho final. Esse prazo pode ser de 3 a 6 meses ou até superior a um ano. É justamente o prazo de entrega do trabalho que vai definir a profundidade do conteúdo abordado. Dentro do prazo estipulado, divida as tarefas mês a mês. O cronograma irá ajudá-lo a saber se você está com o trabalho adiantado ou atrasado.

3) Escolha um bom orientador

A escolha de um bom orientador é muito importante para que você não se perca durante a redação de seu TCC. Não escolha o orientador levando em conta apenas a afinidade. Procure professores que se envolvem de cabeça no trabalho de seus orientandos. O bom orientador é rigoroso com as normas e o conteúdo do trabalho, mas também não deve inibir a capacidade de criação dos alunos.

4) Escolha um tema que você goste

Ao contrário da escolha do orientador, quando escolher um tema para seu TCC, decida-se por um assunto que você possua bastante afinidade. O segredo é escolher um tema que lhe deixe animado durante todo o processo de desenvolvimento do trabalho. Mas, cuidado! Não escolha um tema muito difícil, ou uma pesquisa muito grande. Você poderá ter problemas com o prazo de entrega e até se perder na hora de colocar as ideias no papel.

5) Leia muito livros técnicos

Um dos capítulos que tomará muitas páginas de seu TCC é o referencial teórico. O segredo para se escrever um bom referencial teórico é ler bastante livros técnicos da área relacionada ao tema de seu trabalho. Leia, leia, leia… Somente assim, você desenvolverá uma boa fundamentação teórica. Divida o seu tempo (cronograma, lembra?) para ler sobre o assunto que pretende desenvolver. Outra dica importante, pesquise outros bons TCC de sua universidade. Geralmente, eles ficam guardados na biblioteca de sua instituição.

6) Não se esqueça das normas da ABNT

Repetindo: não se esqueça das normas da ABNT. Se você formatar o seu trabalho de acordo com as normas da ABNT desde o início, vai ficar mais fácil e mais simples na hora de concluir o trabalho. As normas da ABNT são leituras fundamentais se você quer saber como fazer um TCC memorável. Sugerimos que leia nosso artigo sobre como formatar um TCC para mais detalhes. Aproveitando a oportunidade, oferecemos o nosso serviço de normalização bibliográfica e nosso serviço de elaboração de ficha catalográfica, caso queira contratar um bibliotecário para formatar seu TCC de acordo com as regras da ABNT.

Como fazer um TCC: Normas da ABNT
Como fazer um TCC: Normas da ABNT

7) Evite o plágio a todo custo

Se você leu até aqui, provavelmente está preocupado em aprender como fazer um TCC. De qualquer maneira, não ponha tudo a perder e resista a tentação. Muitos alunos são reprovados anualmente devido a esta prática. Existem diversos softwares capazes de identificar a porcentagem de cópia que um trabalho possui. E, não se engane. Esses softwares são muito utilizados pelas universidades brasileiras. Outra advertência: Não compre TCCs prontos de terceiros. Isso é crime. Adote a prática correta, ou seja, faça citações e referencie a fonte no final do trabalho.

Como fazer um TCC: evite o plágio
Como fazer um TCC: evite o plágio

Como fazer um TCC: Finalizando…

Após seguir estas dicas, estará na hora de apresentar o seu TCC para a banca examinadora. Não tenha medo. Apesar do nome assustador, essa banca não passa de professores. A maioria estará ali para lhe aconselhar uma vez mais. De qualquer maneira, treine, ensaie, pratique para a apresentação de seu trabalho. Esteja preparado para esse grande dia. Se você seguiu as dicas até aqui, será um dia tranquilo para você. Afinal, você estará no controle de seu trabalho. Você tem ciência de cada vírgula, cada parágrafo, os tópicos e sabe como ninguém o esforço que empreendeu nesse trabalho. O segredo é se manter calmo.

Esperamos ter ajudado você com um pouco de informações sobre como fazer um TCC. Se pudermos ajudar em mais alguma coisa, fale conosco. Será um grande prazer conversar com você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.