Cultura

Com intuito de capacitar jovens, projeto oferece livros de graça em Salvador

Interessados podem achar livros de todos os tipos: infantis, literatura e pedagógicos

Nesses tempos de crise, comprar os livros didáticos pedidos pelas escolas pode sair bem caro. A lista de material escolar pode consumir uma boa parte do orçamento, mas é possível economizar com um, dois ou até todos exemplares de graça. Isso é possível graças ao projeto Ler na Praça, que tem como objetivo doar livros.

 

Veridiana Almeida, de 14 anos, te muitos livros para comprar e, graças ao projeto, vai poder economizar.

— Esse ano tá muito caro pra comprar, então eu sempre venho aqui procurar, porque eu sempre acho alguns.

Os interessados podem achar livros de todos os tipos: infantis, romances, literatura, pedagógicos e profissionais, como nas áreas de direito e saúde. Todos as publicações são oferecidas gratuitamente.

O projeto começou há 18 anos. Lázaro, o fundador, teve um sonho: deveria fazer uma boa ação ao próximo. Ele reuniu aproximadamente dez livros que tinha em casa e foi para a praça da Cruz da Redenção, a cerca de 100 metros de onde funciona a sede atualmente. O acervo é composto por 100 mil publicações.

Lázaro conta que o projeto foi “criado para jovens que queiram se capacitar, que queiram ter a ferramenta ideal para a melhora de vida”.

Os livros arrecadados diariamente também são distribuídos para outras cidades. Tudo com a solidariedade de quem reconhece a importância da leitura.

Para conseguir administrar a biblioteca, que funciona em um imóvel alugado, Rosália Sandes, diretora do projeto, fornece quentinhas de segunda a sábado por R$ 7.

Fonte: R7

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *