Feiras de Livros

Bienal do Livro do Rio começa hoje e tem programação diversificada

A Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, que inicia hoje (31), é um evento obrigatório para amantes e profissionais do livro. Na sua 18ª edição, como não poderia deixar de ser, o evento irá reunir as mais importantes editoras não só do Brasil, mas do mundo, além de autores independentes, bibliotecas, arquivos, institutos, fundações e outras entidades ligadas à cultura e a educação.
Bibliotecários, professores, editores, livreiros, escritores e outros profissionais tem entrada franca. Para isso basta acessar o site do evento, se cadastrar, imprimir a credencial e levar junto com um documento que comprove sua condição profissional (carteira do CRB no caso de bibliotecários, por exemplo).
Para você já ir se programando, a Biblioo destaca abaixo algumas importantes atrações, incluindo o seu Seminário que irá abordar o papel da mídia na articulação dos temas do livro, leitura e bibliotecas. Palestras, seminários, debates, bate-papos, encontro com autores são algumas das diversas atividades no mais variados espaços. Confira:

ENCONTRO INTERNACIONAL DE PROFISSIONAIS DO LIVRO

O Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e a Fagga | GL events Exhibitions resolveram aproveitar a presença massiva dos profissionais do setor livreiro para realizar a segunda edição do Encontro Internacional de Profissionais do Livro, que acontecerá no dia 1º de setembro.
A curadoria, assinada pelo PublishNews, portal de informações e notícias sobre o setor, privilegiará os temas relevantes para a indústria do livro e trará ao Brasil Edward Nawotka, editor da revista norteamericana Publishers Weekly. O encontro servirá para discutir temas como o censo do livro digital no Brasil, as novas tendências em consolidação (audiolivros, impressão por demanda, etc); a importância dos metadados na indústria do livro e a acessibilidade.

2° FÓRUM DE EDUCAÇÃO

A Bienal Internacional do Livro Rio de Janeiro apresenta a segunda edição do Fórum de Educação com uma programação marcada por encontros especialmente desenvolvidos para professores, educadores e docentes de todas as redes de ensino.
Com curadoria do canal Futura, a proposta é motivar por meio de palestras inspiradoras com convidados que têm como objetivo a valorização, a orientação e a integração desses profissionais.
Serão dois dias com debates sobre assuntos relacionados à área como “Juventudes e Educação”, conduzida pela Flavia Oliveira e Tião Rocha; e “Educação e Futuro” com as convidadas Djamila Ribeiro e Diva Guimarães falando sobre as experiências de inovação na educação no Brasil.
Para participar, o interessado deve enviar e-mail para forum.educacao@bienaldolivro.com.br com nome completo, número do documento de identidade e telefone para contato.

CAFÉ LITERÁRIO

Tradicional espaço da Bienal, o Café Literário deste ano terá uma programação marcada pela diversidade. Destacam-se alguns assuntos que estão na pauta do dia: as questões de gênero e os novos modelos de amor e de família; a luta pela igualdade entre homens e mulheres e o combate ao preconceito racial; a revalorização do saber humanista e os novos modelos de ensino; a permanência das religiões em um mundo regido pelo pensamento científico; o surgimento da pós-verdade e seu impacto em nosso cotidiano; a Lava-Jato e a tão necessária reforma política; os dilemas da civilização contemporânea em relação ao meio ambiente e muito mais.
Grandes nomes da literatura serão também objeto de sessões específicas, como o poeta Ferreira Gullar e o escritor Lima Barreto, moderno antes dos modernistas. O pelotão de frente se completa com três sessões sobre autores contemporâneos – uma de prosa, outra de poesia e a última de crônicas.
Por fim, teremos celebrações variadas: o samba faz 100 anos, e a Revolução Russa, quem diria, tem a mesma idade; Tom Jobim, o grande maestro, completaria 90 anos de nascimento; e livros diversos celebram as histórias e os grandes personagens da sociedade e da televisão brasileira.
Com capacidade para 220 pessoas, o acesso a esse espaço do evento será feito através de pulseiras distribuídas 1 hora antes de cada sessão no balcão localizado em frente ao Café Literário.

ESPAÇO LIVRO DIGITAL

Espaço de experiências sobre o universo digital em todas as suas áreas: e-books, audiobooks, influenciadores, redes sociais, autores e até um sarau com textos lidos pela tela do celular. Haverá também uma sessão pipoca com fones para o público ouvir uma história através dos audiolivros.
A programação contempla questões de mercado para os profissionais do setor e também atividades que interessam ao público leitor, como por exemplo ir a um lançamento de livro digital que não tem autógrafo, mas tem foto de Polaroid!
As atividades terão formatos de bate-papo com mediadores, oficinas, palestras e experiências imersivas nas tecnologias e possibilidades do mundo digital.
Serão 21 atividades e mais de 25 convidados durante os 11 dias de evento. Todas as atividades acontecerão em dois horários, todos os dias: as 11h e as 15h.

ESTANDE DAS EDITORAS UNIVERSITÁRIAS

Como já é tradição, a Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu) participará da 18ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro (31/08 a 10/09) com um grande espeço no qual serão reunidas editoras de diversas universidades. O estande da entidade este ano terá 260 m² no qual muitas das editoras exporão seus mais recentes lançamentos e um grande número de títulos do seu catálogo. É o caso da Edusp (Editora da Universidade de São Paulo), que levará 21 lançamentos e 455 livros para comercialização.

Já a Educs (Editora da Universidade de Caxias do Sul) informou que levará títulos das áreas de Biologia, Direito, Filosofia, História, Hotelaria, Letras, Medicina e Turismo. Além disso, o estande, localizado no Pavilhão Azul, ao lado da livraria Saraiva (H09/I04), será palco de eventos de lançamento, encontro com autores e autógrafos de obras.

ESPAÇO LIBRE – LIGA BRASILEIRA DAS EDITORAS

Em parceria com a Meta Solutions, a Libre – Liga Brasileira de Editoras participa da 18ª Bienal do Livro do Rio de Janeiro. De acordo com e entidade, esta ação ratifica o propósito da Libre segundo a qual a presença de editoras independentes neste evento é uma iniciativa importante para, além de ofertar ao público leitor uma quantidade de títulos ainda maior, promover bibliodiversidade.

O Espaço Libre fica no Pavilhão Verde, que fica entre o espaço de atividades infantis ENTRELETRAS e o espaço do livro digital, conta com confortável área de convivência, onde serão realizados diversos lançamentos e estandes com as editoras Andrea Jakobsson, Ibis Libris, Jaguatirica, Oficina Raquel, Malê, Mourthé, Pinakotheke e Vermelho Marinho.

Já no dia 1º de setembro, de 10h a 12h, haverá uma apresentação da Meta Solutions no Espaço Libre voltada para editores.

4° SEMINÁRIO DIÁLOGOS BIBLIOO

Para se desenvolver uma cultura voltada ao hábito da leitura e a valorização das bibliotecas, é imprescindível valer-se de diversos recursos, inclusive dos meios de comunicação, tais como jornais, revistas, a televisão, o rádio e a Internet. Mas qual o papel da mídia na promoção da leitura? Como a mídia pode contribuir no aumento do índice de leitura? As bibliotecas têm espaços nos grandes veículos de comunicação? A imprensa brasileira tem influência sob as políticas públicas do livro e leitura?
É pensando nestas questões que aBiblioo propõe a realização de um bate-papo no próximo dia 02 de setembro, às 13:00 horas, durante a XVIII Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro, acerca do papel da mídia na articulação dos temas do livro, leitura e bibliotecas. O IV Seminário Diálogos Biblioo terá a participação de Carlo Carrenho, diretor geral e sócio-fundador do PublishNews, site focado no mercado editorial, além dos editores da própria Biblioo, Chico de Paula e Rodolfo Targino.
O evento é uma parceria com a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e acontece no estante da Superintendência de Leitura e Conhecimento.

Fonte: Biblioo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *